CNPJ 26.253.462/0001-04.   Av. Teixeira Mendes 989 loja 02 - Chácara das Pedras - Porto Alegre.  Produtos sob encomenda com o prazo máximo de entrega de 30 dias. Aviso: Todos os preços e condições deste site são válidos apenas para compras no site .

NEWSLETTER

Seja a primeira a receber lançamento e promoções

Please reload

Quais são os tipos de Couro?

 

 

Olá Meninas! Estamos sempre com dúvidas em relação ao couro e sua origem. Uma das mais frequentes é saber o tipo de couro. Como legitima a Lei 4.888/1965, a palavra couro só pode denominar produtos industrializados de peles de animal. Por isso, os couros são classificados de acordo com o animal que o originou. Vamos conhecer os principais deles?

 

Bovino ou Vacum

De origem bovina, da vaca ou boi, é a de uso mais comum. Com seus diferentes tratamentos, ela dá origem a revestimento para móveis e bancos de carro, a sapatos e bolsas e também, em sua versão mais chique, a peças de vestuário.  A procedência do nubuck e camurção.

 

Suíno ou de Porco

De origem suína. Usado frequentemente usado no vestuário por ser fino macio e muito resistente à fricção, além de se assemelharem à pele humana. 

 

Caprino

 

De origem caprina. A camurça legítima procede das peles de cabra. Os vestuários originados de pele de cabra são leves e macios. A pele de cabra é um couro resistente, porém fino. É muito utilizada na fabricação de sapatos e bolsas femininos. Pode ser acabada para o vestuário na qualidade de camurça ou couro pelica (liso) em peças como luvas e vestuários com flor integral. Os melhores pergaminhos e couros para encadernação são de cabra. As peles de cabra com a flor lixada apresentam as mesmas características do chamois.

 

Ovino

Quando o couro for de origem ovina (ovelha, carneiro, borrego). A procedência do chamois legitima é o carneiro. São empregados em vestuários, bolsas, sapatos e encadernações.

 

Mestiço

Pele bruta de diversas espécies de carneiro, cuja porção de pele é constituída de pelos que apresentam similaridade com os da cabra (pelica). As roupas confeccionadas com esse tipo de couro podem ser do tipo camurça, chamois e napa.

 

Exóticos

 

Quando o couro for obtido de pele de peixes, crocodilos, pés de galinha, rãs, cobras, coelhos e outros pequenos animais. Por serem muito pequenos, estes couros em geral são usados para confecção de acessórios como pulseira de relógio, detalhes de sapatos, bolsas, jóias e ultimamente largamente empregado no vestuário.

 

Couro de antílope

Quando o couro for de origem na família dos bovídeos, natural do continente africano.

 

Cromo alemão ou Box Calf

É a classificação dada para as peles de bezerro utilizada pela indústria de calçados masculinos. É indicado também para confecção de vestuários leves. Costuma ser confundido com a pele de cabra.

 

Gamulã

Termo genérico para os curtidos com lã (ovelha, carneiro, borrego).

 

Eqüino

Quando o couro for de origem eqüina. Do couro originado das peles de cavalo são obtidos peças de vestuário do tipo camurça e napa. Próprio para roupas leves e de um padrão de qualidade superior. Não é divulgado comercialmente.

 

Avestruz

 Quando o couro for originado do avestruz. O couro do avestruz é naturalmente identificável, pois apresenta folículos salientes na região central de sua extensão (denominada diamante), deixados nos locais onde as plumas da ave estavam inseridas. Sua utilização é recente no mercado e vêm sendo muito usado na linha de calçados, bolsas e vestuários. Também é classificado como couro Exótico.

 

 

Curtiu conhecer um pouco mas sobre os tipos de couro? Existem muito mais além dos citados. Nos conte sobre qual você gostaria de saber mais!

Please reload

RSS Feed
Siga a Nerto
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

Posts Relacionados

Please reload